Pesquisa revela que mercado de jogos para consoles no Brasil teve queda de 17,7% em 2015

Por | terça-feira, maio 31, 2016 Deixe um comentário
Nova geração de consoles teve crescimento expressivo, mas não foi capaz de ajudar mercado a ter bons números em 2015

De acordo com estudo da consultoria GfK, no Brasil, as vendas de consoles e jogos em 2015 apresentaram queda de 17,7%, a primeira retração desde 2011.

Já em relação ao faturamento, ano passado a indústria de jogos obteve receita de R$ 2,2 bilhões, valor 7% menor do que em 2014. Além disso, os jogos vendidos geraram R$ 1 bilhão, com total aproximado de 10 milhões de unidades comercializadas.

A pesquisa mostrou que 44% dos jogos vendidos são de ação e aventura e 18% estão relacionados aos esportes.

Segundo Oliver Roemerscheidt, diretor de tecnologia da GfK, os consoles da nova geração venderam 106% a mais em 2015, acarretando um faturamento de R$ 1,2 bilhão, porém o valor não foi suficiente para compensar a diminuição do comércio da geração anterior. Roemerscheidt disse ainda que a alta do dólar, o maior volume de usuários do PlayStation 3 e do Xbox 360 e a falta de lançamento para consoles antigos são fatores que contribuíram para a retração do mercado de jogos brasileiro.

A pesquisa não incluiu os jogos para computadores e dispositivos móveis, nem os títulos vendidos pelas lojas virtuais, como PS Store, Xbox Live e Nintendo eShop.

Desde 2011 a GfK divulga relatórios anuais sobre as vendas varejistas físicas e online, que ainda representam a maior parte do movimento do mercado de jogos no Brasil.

Fonte: Estadão
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: