Algumas ideias para se pensar:
- O Google cada vez mais está tendo acesso à sua privacidade. Fotos, e-mails, documentos, preferências de navegação, amigos estarão ao seu alcance. Parece que o Grande Irmão tomou sua forma definitiva.
- O computador será fácil e muito mais seguro do que nunca. Acredito que 95% das pessoas não tem qualificação para utilizar Windows. Usuários mortais tem dificuldade extrema de perceber diferença entre um e-mail phishing de um e-mail verdadeiro. O fato do Chrome OS ser baseado em Linux deixa as coisas muito mais seguras. O Ubuntu e o Fedora deram um passo grande nesta direção, mas o Chrome OS vem instalado de fábrica e vai ter milhões (senão bilhões) de dólares investidos, o que fará com que evolua muito rápido.
- A parceria com fornecedores de notebook/netbooks e com as provedoras de acesso à internet massificará a médio/longo prazo o acesso à informação muito mais nos países pobres do que nos Estados Unidos e Europa.
- Quando as conexões de alta velocidade estiverem mais abundantes provavelmente veremos o surgimento de jogos 3D para este tipo de plataforma.
- Fornecedores de software serão praticamente obrigados a criar aplicações para esta nova plataforma. Ninguém vai querer ficar para trás se esta for a próxima onda.
- Acredito que os notebooks não virão somente com Chrome OS. Provavelmente a Microsoft vai dar o Windows de graça (talvez até pague) para este tipo de hardware. Neste caso você vai precisar escolher o sistema operacional na hora do boot.
- A alternativa para que o Chrome OS seja o único sistema operacional no hardware pode ser preço (diminuindo hd e memória o que inviabilizaria instalar monstros como o Windows 7 que precisa de muito espaço e muita memória para rodar) ou subsídio (o Google pagando uma parte do hardware para você).
- Pelo que entedi, o Google não vai fornecer instalador para o Chrome OS, você vai precisar comprar um hardware com o sistema embutido. Mas como todo o sistema é de código aberto, em menos de 2 semanas haverão instaladores criados por fãs para instalar em hardware pré-Chrome OS.
- Se o Chrome OS pegar, o Yahoo estará morto. Poderá tentar criar seu próprio sistema operacional, mas estará 2 anos atrasado e não tem a mesma capacidade de investimento do Google. A Microsoft não tem alternativa a não ser pagar para os usuários usarem Windows. Criar um sistema operacional na linha do Chrome OS seria assinar um atestado de incompetência.
[youtube=http://www.youtube.com/v/vFeD3qGVsrM&hl=en_US&feature=player_embedded&version=3]
Quer saber mais sobre o Chrome OS? Acesse o site oficial.
0 comentários: