Cientistas pretendem enviar um dirigível para a atmosfera de Vênus

Por | segunda-feira, junho 01, 2015 Deixe um comentário

crédito da foto: Impressão de artista do VAMP dirigível por Northrop Grumman

Uma competição da NASA muito aguardada para 2016 chamada New Frontiers (Novas Fronteiras), tem intenção de atrair criações inovadoras e de vanguarda voltadas ao tema aeroespacial. Entre os projetos esta a ideia de retirar uma amostra de um cometa que estará retornando à aproximar-se da Terra, uma sonda para Saturno e um coletor de pó lunar.

Porém uma em especial chamou a atenção, seria um dirigível construído pela Northrop Grumman, que irá flutuar serenamente sobre as nuvens ácidas de Vênus. Essa plataforma atmosférica de Maneuvarable (VAMP) inflaria com um gás flutuante e sobrevoaria em torno de 50~70km acima superfície de Vênus e usaria uma hélice para permanecer no ar.

Vênus tem tamanho e massa similar a Terra, mas é envolta em névoa escaldante de dióxido de carbono e ácido sulfúrico. As temperaturas podem chegar a 465ºC e a pressão 90x maior que a da Terra.

“Sobrevivendo na superfície por mais de quatro horas e obtendo dados de alta resolução é um desafio”, disse Constantine Tsang, um cientista de pesquisa no Instituto de Pesquisa do Sudoeste.

No entanto, a atmosfera exterior tem condições mais amenas, a pressão é de 1x a nossa atmosfera, igual a da Terra, e a temperatura próxima a 15ºC. Por isso a intenção de ficar na atmosfera e não na superfície.

“Não muito diferente do que voar na Terra”, Ron Polidan, arquiteto-chefe da Califórnia da Northrop dos sistemas . “Se você quer apenas polvilhe ácido sulfúrico tudo sobre si mesmo, que seria mais parecido com o que você tem em Vênus.”

Houve sondas atmosfera ao redor de Vênus no passado; a sonda Venus Express colidiu com Vênus em 2014 depois de uma impressionante missão de oito anos. A sonda ficou sem combustível e não poderia se manter no ar.

VAMP tentaria superar isso com uma hélice movida a energia solar. À noite, as baterias seriam apoiados por um Stirling Radioisotope Gerador, que simplesmente converte calor produzido pelo decaimento radioativo em eletricidade.

No entanto, isso não significa que VAMP terá residência permanente no céu de Vênus: O fator limitante serão os gases infláveis ​​do dirigível. VAMP poderia se manter voando por cerca de um ano antes da perda gradual de gás flutuante, isso significa que ele cairá lentamente em direção a atmosfera implacável Vênus.

Dada a concorrência, VAMP vai ter muito trabalho a fazer para se destacar. VAMP será capaz de responder às perguntas mais prementes da comunidade científica sobre Vênus? “Temos uma lista de uma dezena de instrumentos propostos pelas pessoas... nós convocaremos uma conselho consultivo ciência para nos ajudar a definir quais os instrumentos que a aeronave precisa ter para tomar as medidas necessárias”, disse Polidan.

VAMP tem espaço para cerca de 20 kg de equipamento de gravação. O avião inflável poderia usar uma variedade de kit para receber novas gravações de atmosfera de Vênus e desvendar os mistérios em torno mal gêmeo da Terra.

Fonte: [NASA]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: