Para quem esta começando, algumas perguntas são frequentes: “Qual Arduino comprar?”, ou então, “Tem algum Arduíno melhor para iniciantes?”, outra até, ” O Arduíno é bom?”. Vamos tentar resolver embarcando nas aventuras da computação física, robótica, DIY e afins.
Existem diversos tipos de Arduínos, com diversas configurações, se sua pergunta for qual o melhor Arduíno eu diria para procurar qual tem mais recursos. Mas na realidade o buraco é um pouco mais embaixo, antes mesmo de comprar um, você deveria se perguntar para quê eu preciso, ou o que eu vou fazer com o meu Arduíno. Muita gente compra kits para aprender a programar como o da figura acima.
Dica 1 – DEFINA UM PROJETO, UM OBJETIVO
Com um objetivo definido você irá conseguir escolher melhor a placa que você precisa, além disso vai poder comprar componentes relevantes para o seu projeto e aprender do mesmo jeito que se comprasse um kit. Agora vamos supor que o seu projeto seja a automação residencial de sua casa, e o de outra pessoa seja montar um VANT, com certeza eu não deveria indicar a mesma placa concorda? A segunda dica que eu dou, é depois de definido o objetivo, faça um esboço de tudo que será feito antes de comprar qualquer coisa.
Dica 2 – RASCUNHE, PESQUISE E DETALHE
Agora vem a dica que evita que você gaste dinheiro a toa. Defina o tamanho do projeto, veja bem, você enfermeiro, leu que o Arduíno é uma plataforma de prototipagem simples e fácil, e agora quer fazer a automação de sua casa. EXCELENTE, essa é a ideia do Arduíno, agora chegou a etapa então de você visualizar o tamanho do seu projeto, por exemplo quantas lâmpadas você quer controlar, tem o portão da garagem também? Ótimo, como ele é acionado, via corrente alternada ou contínua, qual a tensão e a potência dele. As lampadas vão ser acionadas por proximidade, por toque, por voz por reconhecimento de imagem? Você preciso controlar 3 motores de passo com o Arduíno, qual seria o melhor? Primeiro é preciso saber, qual a tensão dos motores, corrente, modelo. Nessa etapa é legal baixar os datasheets de todos os componentes também e lê-los.
Dica 3 – PROCURE AJUDA NOS FÓRUNS
Bom agora que você detalhou e pesquisou, provavelmente já sabe que precisa de relés para acionar uma lampada que sua corrente alternada usando o Arduíno, mas antes de ir na loja comprar, ou no eBay, procure conselhos com alguém mais experiente, veja um tipo de pergunta legal: Estou pensando em utilizar o Arduíno para automatizar minha casa, pensei em utilizar o NANO, ou o UNO para ele caber na caixa de distribuição, e também em utilizar um shield de relés, o que vocês acham? Prepare-se agora para uma chuva de opiniões, contra a favor, algumas respostas inúteis mas em 90% dos casos você receberá informações relevantes, por exemplo na pergunta acima, alguém poderia te questionar se o NANO ou o UNO, seriam capazes de controlar todas as lampadas pois possuem poucas portas, outra pessoa poderia te perguntar quantas lampadas para te recomendar um shield que tivesse um numero de reles suficiente, ou então lhe falar que você teria de desenvolver uma placa externa.
Dica 4 – COMPRANDO POR AMOSTRAGEM
Alguns amigos meus possuem o museu do Arduíno em casa, compram não dá certo, compram outra coisa e não dá certo, e amigo, se você for casado, um dia a Dona Onça vai reclamar (experiência própria). Então a dica agora é se você for automatizar 20 lampadas, compre material para 2, faça os testes, provavelmente você nessa etapa ( considerando que é um iniciante), vai ter esquecido detalhes como terminais, e acabamentos, vai suar um pouquinho com a solda, vai apanhar com o código, então e melhor comprar menos e ver se tudo vai funcionar do jeito que você deseja e então comprar o restante.
Dica 5 – TERMINE O QUE COMEÇOU
Não tem nada mais gratificante que concluir um projeto, mas é muito difícil também, você encontra barreiras a cada passo, mas não desanime se deu errado conserte, pense o seguinte, o dia que a automação da sua casa der problema, ou no dia que seu braço robótico der pau, você não terá assistência técnica para reparar pra você. E depois que o projeto é concluído torna-se muito mais fácil executar outro. Bom talvez não seja a resposta que você tenha procurado no meu blog, mas espero que isso lhe ajude. Comprar um Microcontrolador, ou outra coisa qualquer para começar um Hobbie, e como ir ao médico, tem de ser examinado, não há um diagnostico padrão, tipo tome duas aspirinas que resolve, tudo é relativo. e=mc²
Até a próxima e conte suas experiências, queremos saber!
0 comentários: